PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mensagem do Novo Bispo de Jequié


MENSAGEM AO POVO DE DEUS 

                                                                    DA DIOCESE DE JEQUIÉ

De todo coração” (Mt 22,37).
 Ex toto corde

            Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Cristiano Jacob Krapf, Bispo Diocesano de Jequié, Excelentíssimas autoridades constituídas, caríssimos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas, demais Consagrados e Consagradas, Seminaristas e Vocacionados, Agentes de Pastorais, Movimentos e Associações, Catequistas, Leigos e Leigas, e todo o “Povo de Deus” da Igreja Particular que está na Diocese de Jequié.
            Paz e Bem!

De todo coração, agradeço à Mãe Igreja por depositar tamanha confiança na minha humilde pessoa. Renovo minha total obediência e comunhão ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, sucesssor do Apóstolo Pedro, que hoje me nomeou Bispo desta e já querida Diocese de Jequié. Deus está me confiando a oportunidade, a alegria e a Graça de exercer nessa Igreja Particular as primícias do meu episcopado. De coração aceitei, um dia, configurar-me ao Cristo sacerdote e agora ao Crucificado. “De coração” coloco-me a serviço desta Igreja Particular da Diocese de Jequié. Desde já asseguro-vos as minhas orações, meu paternal afeto e zelo de pastor.
      Ecoa em mim a voz do Seráfico Pai São Francisco de Assis, que tantas vezes afirmou “O Senhor me escolheu porque não encontrou entre os pecadores nenhum mais vil nem mais insuficiente do que eu”, ao mesmo tempo em que meu coração tem a certeza do que asseverou Paulo Apóstolo “Tudo posso naquele que me fortalece”(Fl 4,13).
Rogo ao Espírito Santo que me conceda sempre sabedoria para bem vivenciar o insigne e prudente conselho do pescador, a quem Jesus confiou a sua Igreja: “Ponde-vos cada um conforme o dom recebido, a serviço uns dos outros; como bons administradores da Graça de Deus (…). Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, velando por ele, não por coação, mas de bom grado, como Deus o quer; não por cobiça, mas por dedicação” (1Pd 4,10;5,2).

Buscarei, com a Graça de Deus, juntamente com todo presbitério e a ajuda dos irmãos e irmãs, dar continuidade ao grande trabalho do Pastor e pai Dom Cristiano, figura humana que se mistura com a própria história da Diocese de Jequié da qual foi o seu primeiro Bispo, a quem coube as primícias e o trabalho da primeira hora. No espírito de diálogo, comunhão e serviço, espero contar sempre com a presença do presbitério, para que possamos dar continuidade à construção de uma Igreja comprometida com a mensagem do Evangelho e sensível aos desafios dos tempos hodiernos. Em cada um deles, primemos por ser fiéis ao propósito de fazer sempre a vontade de Deus e da Mãe Igreja.
Conto com as vossas orações para que o bom Deus, que me chamou a conduzir seu rebanho, conceda-me sabedoria, caridade e firmeza necessárias a fim de que possa pastorear, tendo a alma repleta de sentimentos de ternura e afeto no agir de pastor, impulsionado pela fidelidade, coragem e disponibilidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sem esquecer jamais o vigor e a brandura de Francisco de Assis.
Possamos, juntos, em nossa missão pastoral, fazer ecoar a voz de Santo Antônio, ao dizer “A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras”( Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, Presbítero. I,226 Liturgia das Horas III).  Eis nosso desafio de compromisso.
Sigo, enfim, para o meio de vós, no êxodo constante para a Casa do Pai, como já fizeram, de outro modo, alguns Capuchinhos nesta Diocese, com espírito franciscano de fraternidade, no desejo de construir a paz e o bem. 
 Derrame o Deus todo poderoso, sobre todos vós, infindas bênçãos, guardando-vos de todo o mal hoje e sempre. Na esperança e na alegria do encontro,



                                                                       Frei José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap.
                                                                       BISPO ELEITO DE JEQUIÉ

Salvador, 04 de Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário